A AMAR - Associação dos Moradores e Amigos da Região (bairros Albinópolis e Angélica), assim como as demais associações de moradores de Lafaiete, passa o ano buscando soluções para os problemas coletivos de sua região. Esse tipo de trabalho voluntário nem sempre é percebido, principalmente porque a maioria das demandas gera reivindicações ao poder público, mais especificamente à prefeitura. Diante da grande dificuldade em conseguir do município pequenas soluções, a diretoria da AMAR continua aguardando respostas às suas solicitações, mas não está paralisada. Sua diretoria continua trabalhando na busca de alternativas, com projetos para melhor atender a comunidade que representa, sobretudo na sua principal área de atuação: a cultura.
|
sala infanto-juvenil da Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura AMAR |
Em maio, mês em que completará 12 anos, a AMAR retornará suas atividades culturais, agora, finalmente, como “PONTO DE CULTURA”, graças à sua seleção na primeira edição do “Edital para Implementação de Pontos de Cultura em Minas Gerais”, de 2008. Essa parceria entre o Governo Federal (por meio do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura) e o Governo de Minas (Secretaria Estadual de Cultura) contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades ligadas à arte, à cultura, à educação e à cidadania. O projeto inscrito pela AMAR concorreu com outros 464 inscritos, de todas as regiões de Minas, dos quais 100 foram selecionados para receber apoio ao longo de três anos. O resultado com a boa notícia da aprovação saiu em meados de 2009. Porém, devido à burocracia, os convênios só foram assinados em 2011.
Também no início deste ano, a AMAR realizou a eleição e posse da diretoria e conselho fiscal para o biênio 2011-2012. A nova diretoria é composta por: Maria Helena Fernandes Henriques (presidente), Terezinha de Jesus Rezende Rocha (vice-presidente), Maria Augusta Carvalho de Queiroz e Santusi Silva de Lima Alves (tesoureiras), Janice Reis Morais e Walter Augusto Vieira (secretários). O conselho é formado por: Adão Galdino de Paula, Anali José Gonçalves Nascimento, Itamar José de Oliveira, Margarida Maria M. Reis Costa, Maria Terezinha de Rezende Sírio e Zilda Coelho Condé. As ações do Ponto de Cultura serão coordenadas pelo artista plástico Hélcio Queiroz, sócio-fundador da AMAR e autor do projeto selecionado.
Segundo Hélcio, o projeto “AMAR, um Ponto de Cultura” interligará várias ações na entidade, subdivididas em três pontos: o “Mais Cultura na Biblioteca da AMAR” (enfocando literatura, música, artesanato, história da arte, audiovisual, fotografia, desenho, grafite, mosaico, xadrez, inclusão digital, incentivo à leitura, pesquisas, difusão cultural, oficinas, cursos, etc.); o “Projeto Gentileza” (composto de intervenções artísticas com mosaico e grafite, campanhas e outras ações de gentileza urbana) e o “Cultura Viva para as Crianças da AMAR” (com leitura, contação de histórias, oficinas de arte, cantigas e brincadeiras envolvendo o público infantil). Os cursos serão abertos a maiores de 14 anos até a 3ª idade, com duração de dois a três meses. As oficinas serão mais voltadas ao público infanto-juvenil, terão duração de um a dois dias e acontecerão nas férias e em alguns finais de semana. Outra manifestação cultural que a associação reativará em breve é a sua seresta “AMAR ao Luar”.
As atividades não acontecerão ao mesmo tempo. Alguns cursos livres começarão já neste mês de maio, como: História da Arte, Violão, Fuxico e Flores de Tecido, Bordados Ponto de Cruz e Vagonite. No ato da inscrição, o aluno deverá adquirir a camiseta do projeto (R$ 20,00), que será de uso obrigatório, mas válida para vários cursos. As vagas são limitadas e será observada a ordem de inscrição. A partir de julho, serão divulgadas as atividades que acontecerão no segundo semestre, como inclusão digital, cursos de mosaico, de grafite, etc.
Inscrições para os cursos livres da AMAR:
- de 28 a 30 de abril: apenas para moradores dos bairros Albinópolis e Angélica
- de 02 a 04 de maio (se ainda restarem vagas): para moradores do Albinópolis, Angélica e de outros bairros
- horário: das 14 às 18 horas
- local das inscrições: rua Rodrigues Maia, 80, bairro Angélica
- local dos cursos: Rua Luiz Ladislau, 217, bairro Albinópolis (Biblioteca da AMAR)
- no período e local das inscrições, os moradores dos bairros Albinópolis e Angélica também poderão se inscrever como associados da AMAR.
Mais informações sobre o Ponto de Cultura AMAR, os cursos e demais atividades poderão ser obtidas através dos murais públicos da associação, do telefone (31) 3762-2066 ou do e-mail amarpontodecultura@gmail.com .