Nesta
sexta-feira, 21, Dia da Árvore, as pessoas que circulam pelas praças do centro
alto e de alguns bairros de Lafaiete se surpreenderam com poemas pendurados em várias
árvores.
Trata-se da ação de incentivo à leitura “Um poema em cada árvore”, iniciativa do Instituto Psia, de Governador Valadares, que foi finalista no Prêmio Vivaleitura em 2011.
Em Lafaiete, a ação “Um poema em cada árvore” tem como articulador o Ponto de Cultura AMAR, que contou com o apoio do Grupo LESMA. As duas ONGs têm um vasto currículo de militância cultural e artística.
25 poemas de autores nacionais e regionais foram selecionados, impressos sobre papel reciclado e amarrados com barbante nas árvores.
No centro, os locais escolhidos pela AMAR para mais esta ação de incentivo à leitura foram a avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira e as praças Barão de Queluz, Tiradentes e Nossa Senhora do Carmo. Outros poemas foram afixados nos redutos das duas entidades envolvidas.
Na região da AMAR, os bairros Albinópolis (praça da capela de São Pedro) e Angélica (em frente à Delegacia de Polícia e à Secretaria Municipal de Saúde); no território da LESMA, o bairro Santa Matilde (praça da quadra, ao lado do imóvel onde a Liga Ecológica Santa Matilde está inaugurando sua nova biblioteca comunitária).
Os poemas podem ser lidos nas fotos que estão no www.facebook.com/pontodeculturaamar .