terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A turma do mosaico do Projeto Gentileza

Realizado pelo Ponto de Cultura Associação AMAR e fazendo  parte do Projeto Gentileza, o curso em andamento "Mosaico sobre Muros" é patrocinado pela  Secretaria de Cultura de Minas Gerais e o Ministério da Cultura, através do "Programa Cultura Viva".

O curso é ministrado pelo designer e arte-educador Hélcio Queiroztambém responsável pela coordenação do projeto Ponto de Cultura - e conta com a participação da voluntária Maria Augusta, ex-presidente e atual tesoureira da Associação AMAR.


Hélcio e Maria Augusta
Doze aprendizes formam a turma, cuja faixa etária varia da adolescência à terceira idade, moradores de vários bairros de Lafaiete. Conheça abaixo esses novos mosaicistas:

Breno
Cláudia
Franciela e Gabriel
Geralda
Geraldo Roberto
Karlen
Margarida
Maria Gabriela
Maria José
Regina
Rosele

[ na próxima postagem, saiba quem são os apoiadores
que estão ajudando a AMAR a praticar a gentileza urbana ]

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Desenhos para o painel de mosaico do Projeto Gentileza

Os 12 alunos do curso "Mosaico sobre Muros" rapidamente aprenderam a usar as ferramentas e, quanto mais praticavam, melhor dominavam a técnica. Abaixo, alguns de seus desenhos com cacos de cerâmicas, que estão sendo aplicados no muro da rua Senador Milton Campos, bairro Angélica.

Além dos livros e revistas da biblioteca da AMAR, também as canecas infantis...
... serviram de inspiração para os desenhos criados pelos aprendizes.
Para compor o painel, também foram criadas muitas árvores, flores...
...carros, caminhões, barcos, um trem, um balão e um foguete.
Para povoar o rio, nasceram peixes de todos os tamanhos e cores.
Para as margens, muitas casas, barraquinhas, igrejas, um café, um circo, um zoológico, um sítio, uma escola e até a Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura AMAR.


[ na próxima postagem, os aprendizes de mosaicistas do Projeto Gentileza ]

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O início do curso Mosaico sobre Muros

No início do curso de mosaico sobre muros, a turma discutiu o tema para o painel que, meses depois, iria revestir um muro no bairro Angélica. Para englobar praticamente todas as idéias, ficou resolvido que seria desenhada uma paisagem, mista de rural e urbana, cortada por um rio

O acervo da Biblioteca da AMAR serviu de referência na criação dos desenhos para o painel.
Os aprendizes de mosaicistas foram apresentados às ferramentas e técnicas utilizadas no mosaico e partiram para a prática.

Os alunos passaram a utilizar o martelo...
...para quebrar a cerâmica em cacos irregulares,...
...o cortador (ou riscador) de azulejos...
...para cortes retos...
...e a torquês (específica para mosaico)...
...para cortes em outros formatos.  

 [ nas próximas postagens, alguns dos desenhos que irão compor o painel ]

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Projeto Gentileza e o curso Mosaico sobre Muros

Em 2011, o Ponto de Cultura AMAR reativou o seu Projeto Gentileza. O curso original foi desmembrado em três: “Mosaico sobre Muros”, “Mosaico sobre Objetos” e “Grafite” (o primeiro está em andamento e os outros serão oferecidos em breve). A faixa etária foi estendida, a pedido de interessados: de 14 anos à 3ª idade (de quaisquer bairros de Lafaiete).

O curso “Mosaico sobre Muros”, ministrado pelo arte-educador Hélcio Queiroz, foi dividido em dois módulos. O primeiro, de aprendizado e preparação dos mosaicos, aconteceu de setembro a novembro de 2011, na Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura AMAR. O segundo módulo, de aplicação dos mosaicos no muro, teve início em janeiro de 2012 e terminará em março. 

Nas primeiras aulas, os alunos assistiram a uma projeção de fotos de mosaicos brasileiros e estrangeiros e visitaram os dois locais trabalhados entre 2007 e 2008 pelo Projeto Gentileza.

Praça da capela de São Pedro, no cruzamento das ruas Dona Isabel e Luiz Ladislau, bairro Albinópolis (18 m2 de mosaicos, aplicados sobre muros, canteiros e bancos). 

"Jardim de Gentileza", painel sobre muro de arrimo em frente à Vila Maurício, à rua Artur Bernardes, na divisa entre os bairros Albinópolis e São João (77 m2 de mosaico).

Em seguida, o professor (de camiseta vermelha e óculos) apresentou à turma o seu desafio: o novo local público escolhido para receber um painel de mosaico foi...

...o muro de arrimo do terreno em frente à Sociedade São Vicente de Paulo / Conferência N. S. Auxiliadora, à rua Sen. Milton Campos, bairro Angélica (próximo à Escola Municipal Doriol Beato).

Após tirar as medidas do muro e observar seu entorno, a turma discutiu o tema e começou a criar os desenhos... 

...para usar no novo painel de mosaico com que o Projeto Gentileza vai presentear a cidade.


 [ na próxima postagem, a turma aprendendo a usar as ferramentas ]