quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reuniões e ações na AMAR agregam pessoas interessadas no bem estar da comunidade

Neste mês de aniversário da AMAR, estamos mostrando uma pequena retrospectiva dos 13 anos de história dessa sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal.


Nas fotos acima, o registro de quatro das inúmeras reuniões realizadas na Biblioteca Comunitária da AMAR. De cima para baixo, da esquerda para a direita:
  • atual Diretoria e Conselho Fiscal toma posse durante assembléia ordinária da AMAR;
  • dirigentes da AMAR recebem profissionais do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, apresentando esse que é um programa do governo federal e está sendo implantado em Lafaiete;
  • uma das reuniões itinerantes de agentes culturais de Lafaiete, lideradas pelo ex-secretário de cultura, o teatrólogo Geraldo Lafayette;
  • mobilização para divulgação da implantação da coleta seletiva na região da AMAR, com participação da Associação de Catadores ASMARCOL, de alunos e professora (Lílian) de um curso técnico na área de meio ambiente.

Hoje
, 30/05/12, às 17 horas, uma nova reunião será realizada na AMAR, sobre a situação do Transporte Coletivo em Lafaiete. A comunidade dos bairros Albinópolis e Angélica foi convidada através de cartazes. Um ofício com o resultado será encaminhado ao promotor Glauco Peregrino, que sugeriu que todas as associações de moradores de Lafaiete fizessem reuniões como essa.

Para divulgação do Ponto de Cultura AMAR e de suas ações, sempre contamos com o apoio da imprensa local e regional. Também temos utilizado outros meios de comunicação, como o Jornal de Bolso da AMAR, cartazes, murais, baners, camisetas, adesivos, além deste blog.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Hoje é o 13º Aniversário da AMAR!!!

Hoje, a AMAR está completando 13 anos! 

O trabalho coletivo da AMAR nas áreas de arte, cultura, educação, meio ambiente e cidadania já rendeu à entidade homenagens da Câmara Municipal de Lafaiete, do Sindcomércio, da Central da Solidariedade, da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette e da ARPA - Associação Regional de Proteção Ambiental, além de sua classificação como finalista, a nível nacional, no Programa Rumos, do Itaú Cultural

"MOÇÃO DE APLAUSO À ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DA REGIÃO - AMAR
As congratulações do Poder Legislativo do Município de Conselheiro Lafaiete, pelos 10 anos de fundação, enaltecendo o dignificante trabalho que a Associação realiza neste Município, tornando-se referência nas áreas de cultura, educação, arte e cidadania no cenário nacional.
Palácio do Legislativo Municipal de Conselheiro Lafaiete, aos 19 dias de novembro de 2009."
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1- AMAR recebe Moção de Aplauso pela Câmara Municipal (2009); 2 - alguns dos associados homenageados pela AMAR em seu 10º aniversário (2009); 3 - Projeto Gentileza da AMAR recebe, da ARPA, o troféu Mérito Ambiental (2008);  4 e 5 - Maria Augusta, então presidente da AMAR, pela sua atuação como  líder comunitária, recebe o diploma Ordem Construtores do Progresso, da Academia de Ciências e Letras (2000) e uma Moção de Aplauso, da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (2001).

Na próxima sexta-feira, 01 de junho, o Fórum da Agenda 21 Minero-Siderúrgica do Alto Paraopeba (desenvolvido no âmbito do CODAP - Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba) realizará uma cerimônia para entrega do Prêmio Amigos do Alto Paraopeba. A AMAR está entre os agraciados! 

Através de todas essas homenagens, parabenizamos e agradecemos a todos os que ajudaram a construir esta bela história que já completa 13 anos: atuais e antigos diretores, conselheiros, professores, alunos, voluntários, associados, patrocinadores, apoiadores e demais colaboradores! Viva a AMAR!!!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saiba mais sobre o Projeto Gentileza da AMAR!

Dando continuidade à pequena retrospectiva da história da AMAR que estamos publicando neste mês de aniversário da associação, mostramos hoje um mosaico de fotos da recém-formada turma do curso "Mosaico sobre Muros" e da intervenção artística feita em um muro da rua Senador Milton Campos, no bairro Angélica.


Essa ação do Projeto Gentileza foi mostrada nas seguintes postagens do blog:

Uma placa de azulejos foi inserida no muro e descerrada durante a inauguração do painel de mosaico, em 10/04/2012. Contém os nomes dos mosaicistas e informações sobre o Projeto Gentileza, realizadores, patrocinadores, apoiadores. 

A placa foi gentilmente pintada por Matilde Queiroz e queimada por Vera Neyde. Ambas são arte-educadoras e dão aulas de arte e artesanato, em Ouro Branco (31-3742-1545) e Conselheiro Lafaiete (31-3721-1181), respectivamente.

O título do painel foi cedido pelo poeta Eli Rodrigues Pereira, o Licuri.
Esta arte é um presente à cidade oferecido pelo “Ponto de Cultura AMAR” (associação de moradores dos bairros Albinópolis e Angélica). O painel em mosaico foi criado e executado entre 2011 e 2012, pelos participantes do curso “Mosaico sobre Muros” do Projeto Gentileza.

No momento, na Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura AMAR, está em andamento, o curso "Mosaico sobre Objetos". 
 Em breve, mostraremos aqui as belas criações dos alunos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que a comunidade dos bairros Albinópolis e Angélica está achando do TRANSPORTE COLETIVO em Lafaiete?

??????????????????????????????
................................................................................
Traga suas perguntas, respostas, opiniões, 
sugestões, reclamações e elogios!

Elas serão levadas à Promotoria no dia 31 de maio.

Aproveite essa oportunidade de praticar a cidadania!

Se quiser opinar, mas não poderá comparecer à reunião, 

mande uma mensagem para o e-mail: amarpontodecultura@gmail.com.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto Gentileza, da AMAR, promove arte, cultura e cidadania em Lafaiete!

Uma das realizações da AMAR é o Projeto Gentileza, lançado em 2007, na forma de cursos de Mosaico e Grafite ministrados pelos arte-educadores Hélcio Queiroz e Waldira Barbosa. 
Os cursos foram oferecidos gratuitamente, durante um ano, a 32 adolescentes de diversos bairros de Lafaiete e contaram com patrocínio do FEC - Fundo Estadual de CulturaAs aulas aconteceram na Biblioteca Comunitária da AMAR e em locais públicos, onde a turma realizou criativas intervenções artísticas.

GRAFITE NOS MUROS DA BIBLIOTECA DA AMAR:
os aprendizes criaram desenhos inspirados nas atividades culturais
desenvolvidas pela AMAR, num total de 55 metros quadrados de grafite.
 
MOSAICO NA PRAÇA DA CAPELA DE SÃO PEDRO: 
canteiros, bancos e muros da praça foram revestidos com desenhos de
bandeirinhas, flores e peixes, totalizando 18 metros quadrados de mosaico.
“JARDIM DE GENTILEZA” - MOSAICO NO MURO DA RUA ARTUR BERNARDES:
Em frente à Vila Maurício, um enorme muro de arrimo ganhou um painel de
mosaico composto por flores, pássaros, insetos e outros bichos,

num total de 77 metros quadrados de mosaico.
Formatura dos aprendizes e inauguração do painel "Jardim de Gentileza",
com a presença do prefeito, do secretário de cultura e de
outros secretários municipais (abril de 2008).
Exposições realizadas em Lafaiete sobre o Projeto Gentileza (2008 em diante).
Os principais objetivos do Projeto Gentileza são:
  • mostrar novas possibilidades de expressão e também de renda;
  • fomentar a arte pública;
  • embelezar a cidade;
  • chamar a atenção para o patrimônio cultural;
  • incentivar a gentileza urbana.
Projeto Gentileza foi retomado em 2011, com o início do convênio com o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura, através do qual a AMAR passou a ser um Ponto de Cultura

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nas feiras e bazares, a criatividade e o empreendedorismo das artesãs da AMAR!

A Associação de Moradores AMAR nunca se limitou ao seu território e sempre participou ativamente de cursos, seminários, conferências e outros eventos regionais. Durante audiências públicas sobre cultura e turismo, na Câmara Municipal de Lafaiete, diretores da associação, juntamente com outras pessoas e entidades, reivindicaram ao poder público a realização de feiras de artesanato na cidade.

barracas da AMAR nas feiras de artesanato realizadas na Praça do Cristo e no centro

Para participar das feiras que começaram a ser realizadas pela prefeitura a partir de meados dos anos 2000, a AMAR formou um grupo de artesãsdentre suas professoras, alunas e associadas interessadas. Na feira da Praça Tiradentes e, posteriormente, da Avenida Telésforo Cândido de Resende, as artesãs chegaram a ter duas barracas, cujo aluguel sempre foi pago pelas participantes, sem despesas para a associação.

Alguns dos produtos expostos e comercializados nas barracas da AMAR.

Com espírito empreendedor e muita criatividade, as artesãs da AMAR também já realizaram dois bazares de Natal em sua região.

Bazares de Natal da AMAR, em 2006 e 2010.

Em 2011, a AMAR ganhou um estande na feira CasAtual, para expor o seu trabalho comunitário. Ali, foram divulgados a biblioteca e os cursos, mostrados e vendidos os trabalhos das professoras voluntárias e lançada uma linha de produtos voltados para a sustentabilidade da Biblioteca 
Comunitária da Associação: sacolas ecológicas, camisetas, aventais, estandartes e adesivos, todos com a nova identidade visual da AMAR, agora como Ponto de Cultura

No mesmo ano, esses produtos também foram expostos e comercializados numa feira de economia criativa que fez parte da
Teia-MG, encontro estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, realizado na Funarte/MinC, em Belo Horizonte.

Estande do Ponto de Cultura AMAR na feira CasAtual 2011.

Em setembro deste ano, o Ponto de Cultura AMAR participará novamente da CasAtual, num espaço gentilmente cedido pela sua promotora, Silvana Saahra. 


Artesãs da região da AMAR expondo nas feiras de artesanato.
De cima para baixo, da esquerda para a direita:
Anali, D. Terezinha, Nilda, Terezinha, Leni,
Maria Augusta, Paula, D. Elza, Edna, Maria José,
Alete, Shirley, Maria Helena e D. Maria.

O Ponto de Cultura AMAR deseja a todos um Feliz Dia das Mães!!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Há 13 anos, a AMAR oferece, gratuitamente, cursos livres para a comunidade!

Desde a sua fundação, em 1999, a Associação AMAR realiza cursos livres nas áreas de música, artesanato e arte, além de oficinas e outras atividades infanto-juvenis.

Os cursos são oferecidos gratuitamente, graças à gentileza dos professores voluntários ou ao patrocínio dos governos estadual e federal, através do FEC - Fundo Estadual de Cultura (
Secretaria Estadual de Cultura de MG, 2007) e Programa Cultura Viva / Pontos de Cultura (Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura de MG, 2011-2014).



Na área de música, a AMAR já ofereceu os seguintes cursos:
  • coral infanto-juvenil, com Mário Sol;
  • seresta "AMAR ao Luar", com Mário Sol e Adão Galdino; 
  • flauta-doce, com Jésus;
  • violão e cavaquinho, com Adão Galdino.

E na área de artesanato, os cursos já oferecidos pela AMAR são:
  • tricô,  com a professora Terezinha Silva;
  • crochê, com Irene e Maria Ciríaca;
  • pintura em tecido, com Maria Barbosa e Marta;
  • cestas de jornal, com Dona Irene;
  • bordado com fita, com Leni;
  • ponto-cruzcom Leni, Maria Helena e Terezinha;
  • vagonitecom Maria Helena e Terezinha;
  • macramêcom Maria Helena e Terezinha;
  • fuxico e flores de tecido, com Maria Augusta;
  • flores de e.v.a., com Anali;
  • mosaico sobre objetos, com Waldira.
curso "Mosaico sobre Objetos", em andamento na Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura AMAR

Veja abaixo os cursos que estão com 
as inscrições abertas. Vale lembrar que a participação não é restrita aos moradores dos bairros Albinópolis e Angélica, região de abrangência da associação de moradores AMAR. Podem se inscrever moradores de todos os bairros de Lafaiete. As vagas são limitadas. 


Local de inscrições: rua Rodrigues Maia, 80 (rua da delegacia), bairro Angélica.
Local dos cursos: Biblioteca da AMAR - rua Luiz Ladislau, 217, bairro Albinópolis.
Mais informações: pelo e-mail amarpontodecultura@gmail.com ou pelo telefone (31) 3762-2066.

Nas próximas postagens, mostraremos a participação da AMAR em feiras e 
os cursos de artes já realizados.

sábado, 5 de maio de 2012

Biblioteca Comunitária da Associação AMAR: 13 anos incentivando a leitura!

A Associação AMAR ainda não possui sede própria. De 1999 a 2004, sua Biblioteca Comunitária funcionou em uma garagem alugada, à rua Rodrigues Maia, no bairro Angélica. 

Em 2005, um convênio foi assinado com a Prefeitura Municipal, que passou a fazer dotações orçamentárias anuais para que a AMAR pudesse alugar um imóvel com mais espaço para o acervo e as atividades culturais oferecidas à comunidade. É nesse local que a Biblioteca da AMAR está até hoje, à
Rua Luiz Ladislau, 217, no bairro Albinópolis.  


Nesses 13 anos, a AMAR sempre procurou levar o incentivo à leitura a todos os públicos, sobretudo o infanto-juvenil. Para isso, realizamos diversas campanhas no Jornal de Bolso da AMAR e atividades na Biblioteca Comunitária da associação. 

É muito gratificante perceber o aumento do interesse da comunidade pelos livros e a diferença que a leitura faz na vida de cada um...



Nos próximos dias, a AMAR receberá 427 novos livros, doados pela Fundação Biblioteca Nacional. Falaremos sobre eles em breve. Aguarde!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Maio é mês de aniversário da AMAR!

No dia 29 de maio, a Associação AMAR completará 13 anos de atuação comunitária envolvendo arte, cultura, educação e cidadania. Neste mês, junto com as novidades, mostraremos um pouco de nossa história.

Assembléia de eleição e posse da primeira Diretoria e Conselho Fiscal da AMAR (1999)

Para começar, lembranças de nossas primeiras ações, as inesquecíveis Gincanas Culturais e Ecológicas da AMAR. A primeira delas foi realizada nas férias de julho de 1999, quando a AMAR ainda nem tinha completado dois meses de existência. Participaram, diretamente, 100 pessoas, divididas em 
4 equipes. Como tarefa filantrópica, foram arrecadados os primeiros livros que viriam a formar o acervo inicial da Biblioteca Comunitária da AMAR.

Muita união, perseverança e  criatividade marcaram as Gincanas da AMAR.