No dia 10 de abril, o Ponto de Cultura AMAR recebeu a visita de Cláudia Houara de Castro, assessora de programas e projetos da
Representação Regional em Minas Gerais do Ministério da Cultura e Naudiney Gonçalves, representante da
Unesco e do SNC - Sistema Nacional de Cultura.
Chegando a Conselheiro Lafaiete (MG), eles conheceram a Biblioteca Comunitária da AMAR e as
duas primeiras intervenções artísticas com mosaico do Projeto Gentileza (praça de São Pedro e muro da rua Artur
Bernardes).
|
Visitantes (à esquerda) são recebidos pelo arte-educador Hélcio e conhecem um dos painéis do Projeto Gentileza, confeccionado entre 2007 e 2008. |
Em seguida, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, atendendo a um requerimento da AMAR, ministraram uma oficina de orientação sobre o prêmio Agente Jovem de Cultura, lançado pelo MinC. Estiveram presentes agentes culturais de Lafaiete, Catas Altas da Noruega, Piranga, Cajuri e Belo Horizonte.
|
oficina do edital Prêmio Agente Jovem de Cultura, que recebe inscrições até 30/04/2012 |
Naudiney pretendia apresentar ao secretário municipal de cultura o SNC - Sistema Nacional de Cultura e propor a adesão de Lafaiete a essa espécie de SUS da Cultura, através do qual o município pode receber recursos diretamente no Fundo Municipal de Cultura. Como o secretário não compareceu à oficina, o representante do SNC foi até seu gabinete, na Casa da Cultura, mas não conseguiu encontrá-lo.
|
Cláudia e Naudiney, representantes do Ministério da Cultura |
No final da tarde, no bairro Angélica, rua Senador
Milton Campos, Cláudia e Naudiney participaram da inauguração de um novo painel de mosaico e da formatura do curso “mosaico sobre muros”, do Projeto Gentileza, realizado pelo Ponto de Cultura AMAR. O curso, iniciado em setembro do ano passado, teve duração de 150 horas/aula, um terço delas na biblioteca da AMAR e o restante no próprio muro, que tem área de 28 m2.
|
Cláudia, representante do MinC, e o arte-educador Hélcio inauguram a placa do novo painel do Projeto Gentileza |
Entusiasmada, Cláudia
Houara, falou em nome do Ministério da Cultura e do Programa Mais Cultura: “Vir aqui conhecer o projeto do Ponto de
Cultura AMAR é muito importante para nós, que trabalhamos com esse programa,
porque vemos o tanto que é importante para a cidade, para a comunidade. Um
projeto como o do Ponto de Cultura AMAR é importantíssimo pela intervenção
urbana que faz no município, ensinando cidadania, educação e arte, valorizando
também os artistas locais e aumentando a auto-estima das pessoas que
participam. Isso é muito gratificante para o Ministério da Cultura, que vê que
o convênio que está sendo feito com a instituição e o dinheiro que está sendo
aplicado estão tendo este belíssimo resultado. Parabéns a Lafaiete, que tem o
Projeto AMAR, que só tem a melhorar cada vez mais as potencialidades artísticas
da cidade.”
O título do painel, “Todo rio corre para o mar, como todo amor corre para amar”, usa versos do poeta Eli Curi e consta numa placa de azulejos pintados, juntamente com os nomes dos doze novos mosaicistas.
|
entrega dos certificados aos novos mosaicistas do Projeto Gentileza |
São eles: Breno Cancela, Cláudia Pereira, Franciela Mouton, Gabriel dos Santos, Geralda Leão, Geraldo Roberto de Carvalho, Karlen Marcenes, Margarida Costa, Maria Gabriela Silva, Maria José Leão, Regina Carvalho e Rosele Bastos. Também trabalharam no painel Mª Augusta C. de Queiroz, diretora da AMAR, e Hélcio Queiroz, arte-educador do curso do Projeto Gentileza e coordenador do Ponto de Cultura AMAR.
|
representante do MinC recebe mosaico com a marca do Programa Cultura Viva |
Como lembrança do Projeto Gentileza, o Ponto de Cultura AMAR ofereceu à representante do MinC um quadro de mosaico com a marca do Cultura Viva, o programa do Ministério da Cultura responsável pela implantação dos Pontos de Cultura.
Os formandos também foram presenteados. Receberam exemplares dos livros
"Um Sonho... o Éden" e "O Menino Travesso" , numa gentileza do escritor Luiz Marzano Filho e de sua esposa Maria Célia, que residem no bairro, próximo ao painel.
O evento também foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, pelo prefeito de Catas Altas da Noruega (MG), pela diretoria da escola Doriol Beato, da AMAR e de outras associações de moradores, por familiares e amigos dos formandos, pela comunidade - sobretudo dos bairros Angélica e Albinópolis - e pela imprensa.
A inauguração foi enriquecida com projeções de imagens e com uma exposição de fotografias tiradas ao longo das aulas do Projeto Gentileza (os quadros com as fotos podem ser vistos na biblioteca comunitária da AMAR).
Nessa visita que fizeram a Lafaiete, os
representantes do Ministério da Cultura ficaram bem impressionados com o
trabalho cultural desenvolvido coletivamente pelo Ponto de Cultura AMAR. Porém, estranharam a falta de apoio da prefeitura à entidade e a ausência do poder executivo municipal no evento, exatamente no momento em
que a cidade recebia um presente, uma nova arte pública gentilmente oferecida
pelo Ponto de Cultura AMAR.