quarta-feira, 8 de maio de 2013

História da Arte e cursos de Mosaico e de Grafite do Projeto Gentileza estão começando!

O artista Hélcio Queiroz irá ministrar 3 dos 11 cursos gratuitos que o Ponto de Cultura AMAR está oferecendo. São eles: "Mosaico sobre Muros", "História da Arte" e "Grafite". Estes três cursos tiveram seu início adiado em uma semana.


Mosaico sobre Muros: Com carga horária de 32 horas-aula, divididas em 8 sextas-feiras, o curso acontecerá de 17/05 a 05/07/2013, das 13 às 17 horas. As aulas acontecerão na Biblioteca Comunitária da AMAR (no bairro Albinópolis) e na rua, junto ao muro que será trabalhado.


História da Arte é a novidade desta temporada. Com carga horária de 16 horas-aula, divididas em 8 quartas-feiras, o curso acontecerá de 15/05 a 03/07/2013, das 14 às 16 horasAtravés de projeção de fotos, serão abordadas as criações artísticas da humanidade, da pré-história aos dias atuais.


Grafite: Com carga horária de 21 horas-aula, divididas em 8 quintas-feiras, o curso acontecerá de 16/05 a 04/07/2013, das 14 às 17 horas. Haverá algumas aulas na biblioteca e as demais na rua, junto a um muro com autorização para ser grafitado. 


Formado em Design Gráfico pela FAAP (São Paulo, SP, 1995), Hélcio Queiroz trabalha, em Lafaiete, com design, artes plásticas e arte-educação. É um dos idealizadores e sócio-fundadores da Associação AMAR, que completa 14 anos neste mês. Ao longo deste período, foi responsável pela comunicação da entidade e por diversas ações, como a organização de sua Biblioteca Comunitária, campanhas de incentivo à leitura, oficinas de arte, gincanas e outros eventos culturais.



Juntamente com Waldira Barbosa, também foi educador do curso de mosaico e grafite com o qual a AMAR lançou o Projeto Gentileza, em 2007. Na época, a turma de 32 adolescentes fez intervenções com grafite nos muros da Biblioteca da AMAR e com mosaico na pracinha da capela de São Pedro e no muro da Vila Maurício, à Rua Artur Bernardes (foto acima).



Sendo desmembrado em mais de um curso, o Projeto Gentileza foi reativado em 2011, desta vez como parte do plano de trabalho do projeto "AMAR, um Ponto de Cultura", do qual Hélcio é autor e coordenador. Este convênio de 3 anos com a Secretaria Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura está em andamento.



Entre 2011 e 2012, o arte-educador ministrou os cursos "Mosaico sobre Muros" e "Grafite", realizando, com os aprendizes, duas intervenções artísticas perto da Escola Municipal Doriol Beato: o painel de mosaico "Todo rio corre para o mar, como todo amor corre para amar" (detalhe do painel na foto acima) e o grafite "Quem lê sabe mais" (foto-montagem abaixo).


Para informar-se sobre as inscrições, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário